Crônicas de um país sem sobrenome

Mais um Feriado

"Mais" afinal de contas, qual a importância de nossa identidade cultural unificadora, a Língua Portuguesa?

Hoje, dia 15 de novembro de 2010, completamos o centésimo vigésimo primeiro aniversário de nosso Brasil República. Mas será que realmente temos algo a comemorar, ou basta agradecermos por ser um feriado abençoando aquilo que seria uma segunda-feira de muita reclamação e pouca disposição?

O início republicano foi proclamado às avessas de uma compreensão abrangente. Não houve participação das camadas populares, os primeiros presidentes eram militares… os exemplos das contradições acerca da mudança política são muitos, e delongar no assunto poderia causar desilusões irreparáveis.

É certo que a nova forma política, talvez não nova forma de governar, contribuiu para a consolidação de uma unidade territorial melhor definida, mas ainda assim a sociedade era posta às margens do conhecimento e entendimento da política.

Hoje, após cento e vinte e um anos da Proclamação, ainda sofremos uma forte falta de integração de unidade sócio-nacional e demasiada regionalização negativa, personificada pela senhorita Mayara Petruso e seu comportamento xenófobo interno. Acontece que há muitas Mayaras, algumas da Silva, outras Cavalcantis, escondidas na falta de consciência de uma população despolitizada, talvez reflexo da secular falta de participação política, ou mesmo um inconformismo injustificado baseado no senso comum.

Mas não há razão em refletirmos sobre as considerações deste texto visto que daqui a quatro anos a copa do mundo é aqui, e essa sim , é uma preocupação pertinente ao próximo governo, amém!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: