Crônicas de um país sem sobrenome

Brasil de quem?

E a cidade de São Paulo aprova a lei que transforma motorista que não respeita a faixa de pedestres em infrator. É, tava na hora: andar por Sampa é quase como jogar Counter Strike, aquele negócio de total atenção em 3D, sabe?

São Paulo é um projeto arquitetônico interessante. Ali, vê-se de tudo, especialmente o conflito entre quem se dá bem na cidade dentro de seus carros e quem é quase atropelado todos os dias, plena faixa zebrada. Poluição? Fecha o vidro e liga o ar-condicionado. Você tem, é luxo! O mais próximo que as tiazinhas tem disso são os insuportáveis ventiladores do metrô, assoprando incessantemente a poeira acumulada nos encanamentos direto no olho.

Diz a lenda que lá em cima bate até sol...

Passar com quatro rodas por cima de faixa de pedestre em pleno uso é infração. Corre-se o risco de topar de cara com o abençoado “amarelinho” que te passa a caneta. Pode isso, Arnaldo? Pode, aliás, deve! Vai acontecer, Arnaldo? Depende: que lugar de Sampa você está? Ou alguém ainda acredita que teremos um amarelinho pra cada uma das milhares e milhares de faixas brancas no chão de asfalto de São Paulo?

Respeite as faixas de pedestre do centro, caro amigo. Ali, tem um amarelinho garantindo a circulação dos pedestres entre o estacionamento e o escritório. Lá tem ar-condicionado de vinte temperaturas, wi-fi, bluetooth… em Santo Amaro? Pisa fundo! Vai que você dá a sorte de excluir uma tiazinha diarista ou um catador das ruas da “nossa amada” Sampa…

Quem liga pra atropelamento? A não ser que seja na Vila Madalena, por Land Rover blindada com 26 multas em um ano, e que a vítima seja um engravatado qualquer de sobrenome esquisito e vinte e poucos anos, ninguém liga. Alguém já viu um atropelamento dar tanta repercussão na Estrada do M`Boi Mirim? Quantos João (Joões?) da Silva são atropelados por dia no trânsito realmente caótico (graças aos semáforos queimados e a falta de fiscalização) em Parelheiros?

Impedir a circulação de importantes: 5 pontos

Ah, essa violência, pega todo mundo mesmo, que coisa… e aquele estudante de Caieiras que foi baleado em pleno campus da USP? Entrando em seu carro hiper-blindado, que absurdo! Trágico, triste, comovente, revoltante. Provoca a ação da sociedade por alternativas, queremos uma solução urgente! Sim, justo. É a mesma revolta que o povo do Capão Redondo deve sentir com os dez, vinte, trinta corpos achados no chão todos os dias. Ali, rola até bolão: quantos serão encontrados? Quanto tempo o IML vai demorar pra recolher o corpo?

Capão Redondo? Que diabo é isso? Já foi a quebrada mais violenta do mundo, dizem. Hoje, é cenário de documentário: “no programa de hoje, como é a vida no Capão Redondo”… Como assim? Povo lá não come, não trabalha? Não usa banheiro? Não são de Sampa? São azuis, roxos talvez… isso, claro, nas emissoras “independentes”, já que a do plim-plim prefere mostrar o exótico: como é viver na beira do Rio Amazonas! Lá, certamente, o povo é azul. Certamente.

Dizem que esse Capão Redondo é um dos berço do crack em São Paulo. E dizem, também, que o crack tá tomando conta das classes A e B. Sai correndo e apaga a luz, que agora o bixo pega! Quem sabe agora o poder público faz alguma coisa… afinal, ver a Débora Falabella drogada no Leblon na novela dá dó, mas os caras da vida real lá na Cracolância dão medo! Entendo: a Débora Falabella em crise de abstinência continuou uma gracinha; já os nóias lá, não tem nem dente!

Padroeira de SP? É justo!

Na real? Que ela ali em cima, mesmo agora destruída (incomodava, sabe? Ah, jura?), interceda por todos nós, amém!

Falando nisso: hey você, Pátria Amada Brasil, dos filhos deste solo és mesmo mãe gentil?

Começamos esse blog perguntando: é Brasil do que? Ainda não descobri qual sobrenome o Brasil tem, mas já não é difícil imaginar os que não tem: Silva, Souza, Santos…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: