Crônicas de um país sem sobrenome

A alma do negócio

Propaganda é aquilo ali que está no título, e isso todo mundo sabe. Inclusive quem é leitor antigo deste espaço já me viu falar disso por aqui. Agora, junte essa informação com outra: uma mentira contada inúmeras vezes torna-se uma verdade…

Você pode não acreditar nesta última frase, caro amigo. Direito todinho seu. Mas é inegável que por aqui no Brasil, a coisa é mais ou menos assim.

Vejamos… o que você vê em todo lugar é isso:

O que você NÃO se pergunta é isso:

  • Por que os órgãos governamentais brasileiros é, disparadamente, comprovadamente, o maior contratante de publicitários em nosso país, com mais que o dobro de gastos com propaganda que o segundo colocado (ninguém menos que o McDonalds Brasil)?
  • De onde vem o dinheiro para tanta publicidade, justamente de governantes que adoram dizer “não gastar com bobagens”?
  • Por que toda e qualquer placa de obra pública tem sempre o logotipo do órgão governante (prefeitura, Governo do Estado ou Governo Federal), muitas vezes em tamanho maior que as informações passadas?

  • Por que sempre tem uma frase de efeito como “trabalhando por você” nelas? Pra quem mais eles trabalhariam? Por que sempre fazem parecer um favor, o que na verdade é uma obrigação? Quem é o patrão e quem são os empregados nessa porra?

  • Por que tanta propaganda de si mesmo? Por que o governo se auto-promove? Alguém me deu outra opção que não seja viver sob a égide de um governo? Será que existe outra opção, será que eu posso enxergar uma verdade diferente?

Uma mentira contada inúmeras vezes torna-se uma verdade. Uma mentira contada inúmeras vezes torna-se uma verdade. Uma mentira contada inúmeras vezes torna-se uma verdade. Uma mentira contada inúmeras vezes torna-se uma verdade. Uma mentira contada inúmeras vezes torna-se uma verdade. Uma…

Na boa jão? Acho que eu também estaria rindo.

______________________________________________________

PS: vocês devem se lembrar de quando mencionei por aqui o trabalho dos caras do Coletivo Garagem Aberta, da cena independente cultural e artística de Jundiaí e região. Pois bem, os caras agora estão chiques demais, estrearam até programa de TV!

Tem coisa mais bacana que ver um projeto que você curte crescendo? Eu não participo do CGA (falta de “dons artísticos”, por assim dizer, sabe?), mas apoio 100% a iniciativa, puta trabalho bacana dos caras. Clique aqui e assista o piloto, vale MUITO a pena!

Aquele abraço moçada, parabéns, ficou SHOW!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: