Crônicas de um país sem sobrenome

Não é mais um dia de congestionamento e interminável fila de caminhões desregulados na Marginal Tietê, daqueles que fazem o Aquecimento Global rir da sua cara nas três horas de engarrafamento entre as pontes do Piqueri e do Limão. Também não é mais um incêndio em galpão clandestino de muambas da 25 de março. Muito menos algum foco de incêndio em alguma boate irregular. Mas o Brasil volta seu olhar para a fumaça preta.

Habemus... cof... Habem... cof, cof,  cof, blergh!

Habemus… cof… Habem… cof, cof, cof, blergh!

Com a renúncia do Bentinho XVI, o mundo contempla a chance de, pela primeira vez na história, o Vaticano ter na maior cadeira um não-europeu para a chefia. E, dentre os potenciais a serem promovidos – muito embora se esforcem cada vez mais em dizer que isso é mais um “fardo” que uma “promoção” – o Brasil particularmente olha para Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo. Na verdade, é o mundo quem olha pra Dom Odilo: o Brasil torce, é diferente. Tá todo mundo imaginando o Galvão Bueno gritando “É do Brasil” ao ver Dom Odilo de chapelão naquela sacada da Praça São Pedro. “Habemus Papam”, e começa o tema do Ayrton Senna, imagina só! Alguém aí prevê trocar a hóstia por um pão francês fresquinho? O vinho por uma bela caipirinha?

Eu, daqui, só fico torcendo pra que, caso a torcida uniformizada do Dom Odilo (pense num nome legal pra isso) encontre qualquer outra torcida por aí (também católicos, by the way), não haja violência. Que ninguém acenda nenhum sinalizador naval pra cima dos ganeses torcendo pro Papa Negro, ou pros gringos comedores de hambúrguers (hambúrgueres?) torcendo pro Papa Modernoso do Twitter… e se morre algum fiel? Roma vai punir o Brasil, dois meses de missas em Aparecida com as portas fechadas. A não ser, claro, que alguns poucos fiéis com muito tempo hábil tumultuem ainda mais o Judiciário Brasileiro atrás do “direito de ver a missa de Aparecida” – e por tabela, tornem-se os católicos mais almofadinhas da nação. Até que alguém apresente um coroinha-não-traumatizado ao Supremo Tribunal Vaticanês (Vaticanense? Vaticanano?): o menino é de menor, vai embora todo mundo e esquece o assunto!

Cara de santo disfarça a mochila com sinalizadores embaixo da batina

Cara de santo disfarça a mochila com sinalizadores embaixo da batina

Se Dom Odilo não for papa, aguarde a enxurrada de críticas. Como acontece com qualquer outro esportista: ouvirá em coro no caminho pra casa o famoso PI-PO-QUEI-RO! Especialmente quando o esporte não é o futebol. Perder pra Itália e o Arcebispo de Milão pode até ser compreensível, tem toda a tradição, não é time pequeno… mas o Brasil é o país do catolicismo, poxa! É a cereja que falta no bolo do nosso “Estado-Laico-só-que-não“! Perder pros Estados Unidos, onde bonito é ser protestante e o futebol é esporte de mulherzinha? Perder pra Gana, que ninguém nunca ouviu falar sobre a população católica e se surpreende só pelo fato de imaginar que lá existe uma população, quanto mais com religião? Alguém proteja Dom Odilo no aeroporto, por favor!

E se não for Dom Odilo, alguém arriscaria um novo nome pro Papa da Copa? Em redes sociais por aí, as piadas não param (eita, país católico!): Papa Nicolau, Papa Goku, Papa Tudo (esse é velho pacas!), Papa João de Santo Cristo, Papa Rapaparapatchibum… piadas ruins a parte, eu daqui tenho uma sugestão, e acredito ser a mais perfeita pra um papa brasileiro: Toninho do Diabo!

A capa já está até pronta, falta só trocar o chapéu!

A capa já está pronta, só o chapéu que não combina!

Por que o espanto, leitor? O Brasil é o novo líder mundial no que corresponde a “tratamento de choque” quando o assunto é poder, e tradição é tradição: Tiririca é da pasta da Educação, pastor homofóbico e racista lidera a CDHM, Blairo Maggi preside o Meio Ambiente e Renan Calheiros está há uns tempos na presidência do Senado. E isso porque eu nem contei a escola que emburrece

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: