Crônicas de um país sem sobrenome

O que é o BdQ?

Alguns doidos numa mesa de bar, num sábado a tarde, já em estados alterados de consciência, resolveram (ninguém sabe ao certo de qual mente afogada a ideia surgiu) criar um blog de crônicas.

Em primeiro momento, foi só o que as cabeças encharcadas permitiram ser pensado. Ao menos, é o que ainda hoje achamos que foi o que aconteceu. Alguém dos doidos, e novamente ninguém sabe quem, lembrou vagamente da boêmia ideia vários dias depois. E sobre o que seria o blog? Se havíamos tido ideias a respeito, estas já haviam se perdido. Outra reunião de bar.

Surgiu finalmente: por que não, sobre o Brasil? Sobre um Brasil desconhecido, sobre um Brasil marcado por contradições, seus orgulhos e suas vergonhas, seus sucessos e seus vexames. Suas diferenças tão marcantes, fissuradas na idéia de um único país, absoluto. Suas paisagens tão maravilhosas, marcadas pelos pobres pendurados em seus barracos. Seu preconceito tão presente, inebrio na ideia da igualdade entre todos. Sua democracia tão gritada aos quatro ventos, que dá individualidade ao rico e trata o pobre como massa comum. País mutilado desde berço, com o coração no Maraca, as costas pra Brasília, os olhos e ouvidos diretamente no Projac. Que acredita ter os braços em SP, mas que não seria nada sem o esforço de todas as regiões. E as nádegas, estas ficam na zona eleitoral.

Obra do acaso ou dos deuses do álcool: as bizarras idéias, postas de forma cambaleante na beira de um copo, foram lembradas no dia seguinte e – ao menos assim achamos – na íntegra. E foi desse jeito, já com as bênçãos superiores de pelo menos alguns dos deuses (os mais legais, pelo menos), que nasceu o blog. Tanto esforço divino pra guiar nossas mentes por tão fragmentadas lembranças devem ter um propósito superior: assim achamos, assim esperamos…

Concorde com o que lê, discorde dos ensaios apresentados. Sinta-se a vontade: aqui, a democracia existe. Só o que pedimos é: pense, reflita. É preciso.

Bom proveito, boa viagem, amém. Um brinde!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: